“Conhecendo as nossas raízes “

   O Projeto “Conhecendo as nossas raízes “ foi elaborado pelas  Professoras Vandécia, Andréa e Marcele do 3º,4º e 5º ano respectivamente, com o objetivo Promover a reflexão a respeito da desigualdade racial; Estimular o respeito às diferenças: Conhecer as tradições africanas e identificar de que maneira influenciaram a cultura brasileira; Desconstruir o conceito de que os africanos eram naturalmente escravos, quando na verdade eles foram escravizados por outros povos; Identificar como a cultura africana está presente no nosso cotidiano por meio de comida, música, língua, religião e etc...Conversar a respeito da descriminação e preconceitos baseados na aparência das pessoas; Com a aplicação desse projeto nas turmas foi possível realizar uma integração nas disciplinas de: História -  pesquisar sobre a origem dos africanos, os fatos históricos, cultura e influência delas na cultura Brasileira. Arte - Produção de artesanato. Educação Física - músicas, jogos e brincadeiras e Língua Portuguesa - Leituras e histórias africanas.

As desigualdades socioeconômicas, preconceito e discriminação de pessoas negras estão presentes na sociedade brasileira, prejudicando sua formação de maneira mais justa e inclusiva, englobando o âmbito escolar.

Portanto resgatar, valorizar a história e cultura afro-brasileira e africana é um passo inicial rumo a reparação humanitária para o povo negro brasileiro, pois abre caminho para a nação brasileira adotar medidas para corrigir danos materiais, físicos e psicológicos resultantes do racismo, e de formas conexas de discriminação.

WhatsApp