Polinizadores: proteção e conservação de abelhas nativas sem ferrão.

Esse projeto foi elaborado pelo Professor Cristian Cesar Weber Pereira, Professor de Ciências da Natureza do ensino Fundamental II e foi desenvolvido na turma do 9º ano com o objetivo de desenvolver o pensamento socioambiental a partir da conservação de polinizadores priorizando abelhas nativas sem ferrão, para que os alunos possam compreender a importância dos polinizadores para a preservação ambiental; Identificar espécies de abelhas sem ferrão, reconhecer a utilidade das abelhas na produção de alimentos, bem como sua importância para a reprodução e saúde das plantas, despertar para o pensamento científico a partir de pesquisas a respeito do tema, criar canteiros com plantas que atraiam as espécies desejadas e  desenvolver meios de manejo das abelhas.

   O emprego demasiado de defensivos agrícolas bem como a perda de habitat tem gerado um problema gravíssimo que é a mortandade de abelhas. Anualmente, milhões de enxame são mortos devido a tais práticas.

A diminuição das populações de polinizadores, especialmente abelhas, tem gerado impactos na produção agrícola mundial, seja na produção de alimentos, commodities, ou plantas ornamentais. Ecossistemas estão se perdendo devido ações antrópicas que afetam negativamente as abelhas.

As abelhas nativas são as mais afetadas pelos problemas ambientai, pois são mais sensíveis as alterações do ambiente. Portanto, o foco do respectivo projeto será a conservação das espécies nativas.

Ao finalizar o projeto, tivemos a certeza de que os alunos compreenderam a importância das abelhas para a sobrevivência dos ecossistemas, além de sua importância econômica para a sociedade e, desenvolveram mecanismos para conservação do meio ambiente.

O projeto foi desenvolvido na casa dos alunos, junto a área verde existente em seus pátios, e foram realizadas as seguintes etapas:

- Análise da área a instalação das armadilhas;

- Pesquisa sobre plantas que atraem tais espécies de abelhas;

- Realizar o plantio de algumas plantas que atraem as abelhas;

WhatsApp